Heitor Villa-Lobos
por Arthur Moreira Lima
Rudepoema / A Prole do Bebê N° 1 - CD


01. Rudepoema (22:20)
02. New York Skyline
03. A Lenda do Caboclo (4:30)
04. A Prole do Bebê Nº 1 (16:36)
(Coleção de 8 peças sobre temas
populares brasileiros)
Branquinha (A Boneca de Louça) 2:54
Moreninha (A Boneca de Massa) 1:43
Cabloclinha (A Boneca de Barro) 2:42
Mulatinha (A Boneca de Borracha) 1:40
Negrinha (A Boneca de Pau) 1:16
Pobrezinha (A Boneca de Trapo) 1:26
O Polichinelo 1:28
Bruxa (A Boneca de Pano) 3:27
05. Choros Nº 5 (Alma Brasileira) 5:26

CBS Records Masterworks
Capa: Quadro de Emiliano Augusto Cavalcanti
de Albuquerque Melo (dito Di Cavalcanti)
Ciganos - 1940
Foto: Mircea Dordea
Direção de Arte: Carlos Nunes e Julio Lapenne
Agradecimento Especial ao
Museu Nacional de Belas Artes

Heitor Villa-Lobos
por Arthur Moreira Lima
Rudepoema / A Prole do Bebê N° 1 - LP


Lado A
01. Rudepoema (22:20)
02. New York Skyline

Lado B
01. A Lenda do Caboclo (4:30)
02. A Prole do Bebê Nº 1 (16:36)
(Coleção de 8 peças sobre temas
populares brasileiros)
Branquinha (A Boneca de Louça) 2:54
Moreninha (A Boneca de Massa) 1:43
Cabloclinha (A Boneca de Barro) 2:42
Mulatinha (A Boneca de Borracha) 1:40
Negrinha (A Boneca de Pau) 1:16
Pobrezinha (A Boneca de Trapo) 1:26
O Polichinelo 1:28
Bruxa (A Boneca de Pano) 3:27
03. Choros Nº 5 (Alma Brasileira) 5:26

Ficha Técnica
Idealização e Direção Artística:
Arthur Moreira Lima
Produção Musical: João Pedro Borges
Engenheiro de Gravação:
Carlos Eduardo de Andrade (Carlão)
Técnicos de Gravação:
Denilson Campos e Luiz Felipe (Mequinho)
Produção Executiva: Sergio Lima Neto
Gravado em digital, entre janeiro e março de 1988
Master Studios, Rio de Janeiro
Piano: Steinway & Sons
Corte: Milton (Gravações Elétricas)


Villa-Lobos, Uma Antologia

Na extensa obra de Heitor Villa-Lobos, nosso principal compositor e considerado o maior das Américas, o piano tem papel relevante Poder-se-ia mesmo dizer que se Villa-Lobos tivesse composto somente para piano, ainda assim teria uma importância capital no cenário e na história musical do Brasil e do mundo. Impregnadas de sentimento brasileiro, as peças não fogem à linha geral de sua obra, filosoficamente assentada no nacionalismo, baseada em ritmos e melodias do nosso riquíssimo folclore e realizada tecnicamente sob a influência de compositores europeus como Stravinsky, Bartók e Debussy, influência essa que apenas orientou seu talento genial, sem impedir que em momento algum deixassem de vir à tona seu autodidatismo e sua marcante personalidade.
Sendo o piano o mais completo dos instrumentos, não é de se estranhar que Villa-Lobos o tenha utilizado de múltiplas maneiras, recorrendo a seus imensos recursos, em diferentes gêneros. Assim. os diversos aspectos de sua realização musical aparecem muito claramente em suas composições pianísticas, emprestando-lhes um cunho autêntico e variado: Choros, Bachianas, Cirandas, Danças, Valsas, Ciclos, Suítes e o famoso Rudepoema, dedicado ao pianista Arthur Rubinstein, seu grande amigo e propagandista.
Sempre foi meu desejo produzir uma antologia dessa obra, que fugisse, como o próprio compositor, ao convencional, não pela simples escolha das peças, mas sim na maneira de gravar o som do piano. Fiel a suas raízes populares, o piano do Villa é brilhante, marcando os ritmos por vezes como se fosse um instrumento de percussão, indo do mais terno ao mais agressivo, sem nunca perder uma grande presença de som, que lhe é característica. Em conseqüência, a colocação dos microfones, conceitualmente contrariando as normas vigentes, foi feita de tal maneira, que a estereofonia reproduz a sensação de quem está tocando, e não de quem está ouvindo.
Acho que também me trouxe uma inspiração extra o fato de ter gravado no bairro das Laranjeiras, entre a rua Ipiranga, onde nasceu Villa-Lobos, e o campo do Fluminense, onde nasceu o futebol (então “foot-ball”) do Rio de Janeiro.

Arthur Moreira Lima



No momento em que, dentro de um mundo globalizado, tentamos fortalecer nossa identidade, imprescindível para...

Copyright© 2008 AML Cultural. Todos os direitos reservados.


Nesta sessão você pode ouvir trechos de músicas e de entrevistas onde o pianista fala um pouco sobre a sua vida e seus projetos.