Arthur Moreira Lima
Valsas Brasileiras - Brazilian Waltzes - LP

LADO A
01 Confidências (Ernesto Nazareth) 6:33
02. Valsa Vaidosa n° 1 (R. Gnattali) 3:29
03. Turbilhão de Beijos (E. Nazareth) 7:00
04. Impressões Seresteiras (Villa-Lobos) 6:53

LADO B
01. Ave Maria (Erothydes Campos) 5:26
02. Valsinha (Chico Buarque e
Vinicius de Moraes) 3:35
03. Pássaros em Festa (E. Nazareth) 5:55
04. Valsa de Esquina n° 8 (F. Mignone) 2:44
05. Valsa de Esquina n° 12 (F. Mignone) 3:52


Ficha Técnica

Produção (Dez/1985): Lauro Henrique Alves Pinto e Nina Rosa Aguiar Alves Pinto
Capa: AVP&P (Concepção e Arte)
Prensagem: Polygram do Brasil
Gravações: Todas as gravações originais são digitais e realizadas em Nova York, excetuadas a Valsa de Esquina n° 12 e Impressões Seresteiras.
Este disco foi produzido originalmente para brinde da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro em dezembro de 1985.


VALSAS BRASILEIRAS

A Valsa brasileira é uma de nossas mais antigas manifestações culturais. No início do século XIX, chega ao Brasil a família real portuguesa e com ela o requinte da vida européia, os saraus, as festas do príncipe D. Pedro I.
Valsas em estilo francês - de andamento moderado - ou vienense - de andamento rápido - movimentavam os salões. A valsa, que era moda na aristocracia, populariza-se, ganha adeptos na emergente classe média; surge o estilo brasileiro. Os conjuntos de choro adaptam-na ao gênero seresteiro. Nas composições de Ernesto Nazareth, as valsas brasileiras tomam, definitivamente, as cores da cultura nacional.
A consagração final do gênero ocorre no princípio deste século; valsas eram ouvidas em todas as confeitarias e salas de diversão, das mais sofisticadas às mais modestas, dos palacetes aos quintais suburbanos, responsáveis pela magia e o romantismo de toda uma época.
Dos compositores eruditos aos populares, dos mais antigos aos mais modernos, a valsa esteve sempre presente na alma brasileira, traduzindo a musicalidade de nossa gente.
A tradição de cantar e dançar a valsa permanece inalterada: o melhor da festa, o instante sublime, o momento importante, é sempre a "Hora da Valsa".

Nina Rosa Aguiar Alves Pinto


No momento em que, dentro de um mundo globalizado, tentamos fortalecer nossa identidade, imprescindível para...

Copyright© 2008 AML Cultural. Todos os direitos reservados.


Nesta sessão você pode ouvir trechos de músicas e de entrevistas onde o pianista fala um pouco sobre a sua vida e seus projetos.